Semana Down encerra atividades com visita das crianças do Núcleo Girassol ao Museu de Parintins

Semana Down encerra atividades com visita das crianças do Núcleo Girassol ao Museu de Parintins Fotos: Gabrielle Fonseca e Pedro Coelho - SECOM Notícia do dia 22/03/2025

Sorrisos, olhares atentos a cada detalhe e muita diversão marcaram o passeio das crianças do Núcleo de Inclusão Socioassistencial e Atividades Adaptadas - Girassol, ao Museu "Palácio Cordovil", na tarde de sexta-feira, 21/03. 

 

A atividade da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), faz parte da programação da Semana Down "Não sou "Especial". E nem "Diferente". Eu sou "Humano", em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, 21/03. 

 

 

Para a Mônica Muniz, mãe atípica da pequena Guadalupe de três anos, as atividades inclusivas são importantes para o desenvolvimento das crianças e fortalecem o vínculo entre os familiares e a rede de apoio proporcionada pelo Núcleo Girassol. 

 

"Foi um privilégio ter sido convidada para conhecer o museu pelo Núcleo Girassol que vem somando na vida da minha filha e de outras crianças que, assim como ela, precisam dessa inclusão. É um momento muito importante. Agradeço a todos que fomentaram esse momento mágico para nossas crianças e para nós, pais e familiares atípicos. Com gestos assim nos sentimos revigorados, apoiados com a rede que temos aqui", externa emocionada a mãe da pequena Guadalupe.

 

 

Larissa Butel, coordenadora do Museu "Palácio Cordovil" diz que a cultura é um direito a todo cidadão e receber as visitas ilustres reforça a importância da implementação de políticas públicas de acessibilidade e inclusão.

 

"Para nós é muito importante a visita, porque estamos trabalhando a acessibilidade e inclusão. Entendemos que cultura é um direito de todo cidadão e estar diante de pessoas que têm uma troca tão espontânea torna o nosso serviço gratificante. É maravilhoso. Deixamos o espaço aberto para que esse momento se repita mais vezes", afirma Larissa.

 

 

A pauta da pessoa com deficiência sempre teve uma atenção especial da Semasth, por meio do Núcleo Girassol. Segundo Jasson Jacaúna, coordenador interino do Girassol, o objetivo é proporcionar atividades que estimulem a participação desse público e seus familiares.

 

"Hoje em alusão ao Dia da Síndrome de Down, nós desenvolvemos a atividade de ir visitar o museu para que eles participem, de forma efetiva, da política de inclusão e fortalecimento de vínculo com a família e com o próprio usuário", destaca Jasson.

 

O passeio terminou com um piquenique nas instalações do Núcleo Girassol, ao som de toadas de Garantido e Caprichoso.

 

A Síndrome de Down é um detalhe genético que traz consigo algo extraordinário: uma capacidade única de amar sem medidas, de sorrir com o coração e de enxergar a vida com uma pureza que poucos conseguem.

 

 

Pessoas com Down não precisam de compaixão, mas sim de respeito, oportunidades e reconhecimento pelo que são: seres humanos completos, cheios de sonhos e talentos.

 

Participaram da atividade os técnicos Jasson Jacaúna, Denison Martins, Rosane Lima e demais colaboradores do equipamento da Assistência Social.