
REDAÇÃO: Maior cidade do interior do Amazonas, o município de Parintins ganhará nesta sexta-feira, dia 24 de maio de 2024, um Centro Histórico e Cultural completamente revitalizado. Para isso, o senador Omar Aziz (PSD) e o prefeito Bi Garcia (PSD) vão inaugurar o projeto de infraestrutura turística de revitalização e reforma do Palácio Cordovil e implantação de um museu.
O local também abriga uma ala dedicada à história da imigração judaica em Parintins. Dessa forma, o presidente do CIAM - Comitê Israelita do Amazonas, David Israel, estará presente.
A ala judaica tem a supervisão de Leão Azulay, ocupando o cargo emérito de Secretário de Assuntos Extraordinários da Prefeitura de Parintins. "A imigração judaica está presente na cidade desde a metade do século XIX, por meio de famílias como Salama, Serruya, Assayag, Azulay, Levi, Benjo, Zagury, Pazuelo, Sicsu, Mendes e outros sobrenomes", informou Azulay.
Segundo o prefeito Bi Garcia, o museu contará com espaços que contarão a história de Parintins, dos bois-bumbás e incluirá um centro de informática, biblioteca e salas de exposição. Vale ressaltar que no ano de 2019, o Festival foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Os recursos da emenda do senador Omar Aziz foram liberados, totalizando mais de meio milhão, por intermédio do Ministério do Turismo, representado pela Caixa Econômica Federal.
Texto: Hudson Lima
(92) 991542015
Fotos: Junior Lima Juju