Fotos: Éder Repolho - SECOM
Notícia do dia 06/11/2025
Uma das grandes preocupações da humanidade, atualmente, é a crise climática. Pensando nisso, o Navio Amazon Star com a expedição "Jornada Rumo a COP 30 - Banzeiro da Esperança" partiu de Manaus rumo a Belém, e uma das paradas, foi Parintins na tarde desta quarta-feira (05). A estadia em Parintins contou com visita do prefeito Mateus Assayag e das maiores expressões culturais do município: os bumbás Caprichoso e Garantido.
Idealizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e pela Virada Sustentável, a expedição Banzeiro da Esperança tem como objetivo conhecer e coletar as diversas realidades e conhecimentos através de lideranças comunitárias dos povos da floresta, realizando rodas de conversas, atividades participativas, debates e interações com as cidades às margens do rio Amazonas. Ao longo do percurso as propostas serão reunidas na "Carta da Amazônia", que vai ser apresentada em Belém.
"É extremamente importante ter essa bandeira de conscientização, educação ambiental, de luta realmente na sua essência, visando uma vida mais sustentável, com uma qualidade melhor pra todos, e só vamos conseguir isso através, justamente, dessa bandeira que é a sustentabilidade", destacou o prefeito Mateus Assayag.

Durante a tarde, representando o prefeito Mateus Assayag, a chefe de gabinete Socorro Carvalho, visitou alguns setores do Navio Banzeiro da Esperança, cumprimentou o superintendente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio Viana, e também participou como ouvinte de uma roda de conversa com as principais lideranças de coletivos ribeirinhos, indígenas e quilombolas, abordando as principais preocupações a respeito das questões climáticas no território.
"Ver eles estarem percorrendo esses rios, sentindo essas necessidades de perto, interagindo, convivendo, bebendo um pouco das culturas e das realidades, isso é de extrema importância. Espero que o "Banzeiro da Esperança" saia arrastando diversos conhecimentos pra chegar na COP 30 muito mais empoderado para falar por todos nós amazônidas, ribeirinhos, que vivemos no interior, e não termos a oportunidade de estar presentes", enfatizou Socorro Carvalho.
Virgílio Viana expressou sua felicidade e destacou a importância da expedição. "É exatamente esse o espírito do Banzeiro, a gente está colhendo tanto a visão sobre os problemas, como também vendo soluções que funcionam. Eu queria parabenizar o prefeito Mateus Assayag por tudo que tem feito aqui em Parintins e por essa cidade maravilhosa que tem a manifestação cultural mais importante do Brasil", revela.

Show Azul e Vermelho
Para dar boas-vindas, Os bois Caprichoso e Garantido realizaram um grande espetáculo no Parintins Convention Center com a participação de itens oficiais e grupos de danças. Na abertura do evento o presidente vermelho e branco, Fred Góes, falou sobre a necessidade do ser humano respeitar o meio ambiente.
"É muito importante a gente recebê-los aqui, saber que vocês estão indo para um encontro para tratar do nosso meio ambiente, mas, sobretudo sobre a nossa Amazônia. O meio ambiente é a nossa mãe, é a nossa casa e nós precisamos ter esse entendimento de que a nossa casa não pode ser depredada, não pode ser tratada como tem sido tratada", afirmou Fred Góes.

Representando o presidente Rossy Amoêdo, o presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, também expressou votos de boas viagens à expedição. "Nós, parintinenses, nos sentimos orgulhosos de receber vocês e fazer com que vocês levem uma sementinha da cultura popular de Parintins. O nosso canto aqui unido foi um só, Caprichoso e Garantido, e que vocês levem a nossa mensagem humana, amazônica e de esperança", disse.