Vereadora Márcia Baranda propõe Projeto de Lei para prevenção ao suicídio nas escolas de Parintins

Vereadora Márcia Baranda propõe Projeto de Lei para prevenção ao suicídio nas escolas de Parintins Foto: Simone Brandão Notícia do dia 17/10/2023

Durante a sessão desta terça-feira (17/10), a vereadora Márcia Baranda (MDB) apresentou um projeto de lei para instituir um "Programa de Prevenção ao Suicídio na Rede Municipal de Educação" em Parintins. A iniciativa tem como principal objetivo contribuir para a redução dos casos de suicídio entre crianças, pré-adolescentes e adolescentes e indígenas do município.

 

O projeto prevê a realização de palestras, oficinas, dinâmicas em grupo, workshops, seminários, incentivo à leitura de obras literárias, sessões de filmes educativos e a criação de uma rede de apoio que integre professores, gestores escolares, pais, familiares e comunidades tradicionais, ribeirinhas e indígenas.

 

A vereadora destacou a importância da prevenção ao suicídio e afirmou: "Recentemente, tem sido veiculado nas redes sociais e nos jornais o aumento do suicídio entre crianças e jovens, principalmente indígenas. É lamentável ler e escutar notícias falando desse aumento. Como representante do nosso povo, procurando preservar a integridade física, mental e emocional de nossas crianças e jovens, propomos este Projeto de Lei." disse a vereadora 

 

O programa busca informar e envolver toda a sociedade no combate ao suicídio, com ênfase na prevenção e na promoção da saúde mental entre os jovens do município. A proposta contará com parcerias e convênios para sua execução, caso sancionada pelo poder executivo de Parintins.