
A Escola Estadual Senador João Bosco marcou presença no V Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da Região Norte (V COPENE Norte), realizado em Manaus, na terça-feira, 2 de setembro de 2025, levando para o evento o protagonismo estudantil e a força da pesquisa produzida no ambiente escolar. Os estudantes Felipe Brandão e Tainá Nunes representaram a instituição com trabalhos que unem ciência, memória e identidade, reafirmando o compromisso da escola com uma educação decolonial e antirracista.
Felipe apresentou o projeto “Formação Quilombola na Amazônia”, vinculado ao Programa de Iniciação Científica Júnior (PCE) e financiado pela FAPEAM, sob orientação das professoras Valdeinei Santos e Cristiana Butel. Já Tainá levou ao público o trabalho “Vozes Ancestrais: a história contada pelos que resistiram”, orientado pela professora Cristiana Butel. Além disso, Tainá também representou a Equipe Puxirum, que em 2024 obteve destaque na OBERERI (Olimpíada Brasileira de Relações Étnico-Raciais, Afro-Brasileira, Africana e Indígena). Essa trajetória de engajamento e resultados expressivos a levou a conquistar uma bolsa da CAPES, reforçando a relevância de seu percurso acadêmico.
As apresentações no COPENE Norte reforçam a importância das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que determinam a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas, garantindo espaço para narrativas historicamente silenciadas e para a valorização dos saberes tradicionais.
A participação da Escola João Bosco no evento não apenas evidencia o papel fundamental das professoras orientadoras na formação crítica e cidadã dos alunos, mas também confirma a capacidade da educação pública de produzir ciência e conhecimento comprometidos com a transformação social. Em um espaço de trocas intensas, os jovens pesquisadores mostraram que a Amazônia é território de resistência, memória e produção intelectual de alto nível.