
A equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está em Parintins, a 369 km de Manaus, para a Missão de Arranque do Programa de Saneamento Integrado (Prosai). A ação, realizada em parceria com o Governo do Amazonas, visa avaliar o andamento das obras, revisar metas e indicadores, e planejar as próximas etapas do programa. A missão começou na segunda-feira (06/10) e segue até quinta-feira (09/10), com agenda em Manaus.
A especialista em Água e Saneamento do BID, Flávia Oliveira, destacou o ritmo avançado das obras e ressaltou que a cidade já conta com água tratada. “Neste ano, pela primeira vez, 100% da população teve acesso à água potável durante o Festival de Parintins, um avanço significativo. Com a continuidade das obras, já é possível observar melhoria na prestação do serviço”, afirmou.
O Prosai Parintins é coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Segundo o secretário Marcellus Campêlo, a missão tem como objetivo avaliar o que já foi feito e planejar os próximos seis meses. “Nossa meta é entregar todo o sistema de abastecimento até março de 2026, com a entrega de um Centro de Reservação e Distribuição por mês a partir de dezembro, até concluir os quatro reservatórios”, explicou.
A programação em Parintins incluiu reunião com a vice-prefeita Vanessa Gonçalves e técnicos do município, além de visitas às obras. Na quarta e quinta-feira (08 e 09/10), a agenda continua em Manaus, detalhando as ações do programa.
Participam da missão os representantes do BID Gustavo Mendez, Raisa Bettini, Flávia Oliveira, Gabriela Capobianco e Luciana Sagi, além de subcoordenadores da UGPE e do coordenador local do Prosai, Leonardo Normando.
Desde setembro de 2024, quando as obras do novo sistema de abastecimento começaram, já foram entregues 26 km de rede de distribuição e nove poços profundos em operação, garantindo água de qualidade. A conclusão dos novos reservatórios, prevista para início de 2026, permitirá fornecimento contínuo de água 24 horas, mesmo em caso de queda de energia. As obras de esgotamento sanitário estão em andamento.
Além do saneamento, o Prosai Parintins inclui habitação, requalificação urbanística, construção de equipamentos urbanos, como parques e mercado, e ações de reflorestamento.