
O Boi Caprichoso deu mais um passo importante rumo ao fortalecimento da cultura amazônica com responsabilidade social e ambiental. O presidente, Rossy Amoedo, participou nesta quarta-feira, 24 de setembro, da assinatura de um acordo colaborativo com o Sebrae Amazonas, que visa ampliar ações de desenvolvimento, inovação e sustentabilidade já iniciadas pelo bumbá azul e branco.
A parceria faz parte do projeto “Do Festival ao Futuro: Parintins Criativo”, que com objetivo de transformar o potencial criativo da região em um ecossistema econômico sustentável, gerando oportunidades para artistas, artesãos, figurinistas e demais profissionais envolvidos com o Festival de Parintins, não só no mês de junho, mas durante o ano inteiro.
“Nós temos a nossa escolinha, que reabrimos com esse olhar empreendedor. Não apenas para formar pessoas que vão para o Galpão fazer fantasias, mas com foco no mercado de trabalho”, destacou o presidente Rossy Amoedo, ao se referir à Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale, como um dos pilares do projeto.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amazonas, Antônio Silva, a iniciativa reforça a colaboração entre as instituições e traz um novo foco para o trabalho já desenvolvido em conjunto.
“Firmamos um contrato entre o Sebrae Amazonas e o Caprichoso com o objetivo de fomentar e desenvolver as ações do programa, agora com uma responsabilidade ainda maior na área ambiental. Essas ações serão fortalecidas cada vez mais entre o Sebrae e o Caprichoso”, afirmou.
A diretora do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho, também reforçou o impacto econômico do projeto ao apostar no reaproveitamento criativo de materiais utilizados nas alegorias.
“Queremos aumentar a renda desses artistas, transformando aquilo que sobra das alegorias em coleções vendáveis. Muitos desses profissionais não se veem como empreendedores, e o nosso papel é mostrar o quanto isso tem valor”, explicou.
Oficinas criativas em andamento
Como parte prática do projeto, no final de julho foi realizada a primeira oficina criativa, conduzida pelo renomado designer Sérgio Matos, reconhecido no Brasil e no exterior por suas criações inspiradas na identidade brasileira.
O encontro aconteceu na Escola de Arte do Boi Caprichoso, reunindo empreendedores locais, entre eles artesãos, costureiras, escultores, desenhistas e outros profissionais diretamente envolvidos com o Festival. A oficina marcou o início das ações formativas que buscam capacitar e inspirar os talentos locais, conectando tradição e inovação.