Fotos: Kedson Silva – SEMJEL/SECOM
Notícia do dia 24/11/2025
Com a realização da I Copa “Eu Amo Parintins” da zona rural a Prefeitura de Parintins mobiliza diversas comunidades ribeirinhas, oferecendo além do esporte, lazer e entretenimento para atletas e comunitários em campos de futebol de 17 comunidades pólos.
Neste domingo, 23, aconteceu no campo da Arena João Cardoso, na comunidade Maranhão, a final do Pólo da Região do Rio Uaicurapá, tendo o time da Fazenda São Carlos, como o grande campeão. A decisão foi acompanhada pelo secretário de esporte, Luan Cavalcante, e pelos coordenadores da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Bruno Melo, Thiago Brelaz e Rian Marchão, que junto com o secretário, representaram o poder municipal no evento esportivo.

“Essa competição faz parte de todo o incentivo do prefeito Mateus Assayag e da vice Vanessa Gonçalves de incentivar o esporte tanto na cidade como na zona rural. Ao todo são 17 pólos que disputam a copa na zona rural e hoje conhecemos o primeiro campeão, a Fazenda São Carlos”, destaca o secretário Luan Cavalcante.
A Decisão
Uma partida digna de uma final, assim foi o duelo esportivo entre as equipes da Fazenda São Carlos, que entrou em campo com a vantagem do empate por ter feito a melhor campanha na primeira fase, e o time da casa, Esporte Maranhão, que foi para a decisão em dois tempos de 40 minutos, precisando da vitória para levantar o troféu de primeiro lugar.
Em campo, Esporte Maranhão saiu na frente no primeiro tempo, com gol do atacante Ronan, e esteve na frente e com chance clara de ampliar o marcador, desperdiçada em um lance cara a cara com o goleiro na segunda etapa. O castigo dos donos da casa pela oportunidade perdida, veio nos minutos finais da partida, após o gol de empate do elenco da Fazenda São Carlos, feito pelo jogador Enderson Batista, o popular “Patoti”, aos 38 minutos do segundo tempo, encerrando a partida em 1 a 1, e com a Fazenda São Carlos como a grande campeã. O Atalanta ficou com a terceira colocação e o Bahia em quarto lugar.

“Eu me sinto feliz por ter feito o gol do título. Me esforcei muito junto com a equipe em busca desse empate que pra gente foi como uma vitória. Agora é se preparar para a competição na cidade”, comemora Enderson Batista.
O treinador da equipe, Wesley Oliveira, disse sobre a dificuldades para montar a equipe, mas enalteceu o trabalho do prefeito Mateus Assayag pelo esporte na zona rural. “A nossa comunidade é pequena, mas conseguimos montar uma equipe e ser campeão. Hoje, o esporte está muito mais avançado do que antes, com a administração do prefeito Mateus. Eu estou gostando, ele é muito gente boa, eu confio nele e nos nossos meninos da comunidade”, ressaltou.
Rainha da Disputa do Pólo
Um concurso de rainha entre as quatro equipes levou alegria e animação para as arquibancadas, e após avaliação de três jurados, ficou com o primeiro lugar a representante do Atalanta Futebol Clube, Nataly Santos.
Retorno da competição
A I Copa “Eu Amo Parintins” da zona rural marcou o resgate de uma competição oficial no campo da comunidade. “A gente recebeu o Copão com grande satisfação, porque há muito tempo que a comunidade não tinha um campeonato. Agradeço ao prefeito Mateus e sua vice Vanessa, e dizer que foi um projeto muito bom esse para as comunidades rurais. Estão de parabéns e só temos que agradecer pela competição”, enfatiza um dos coordenadores da disputa, Flávio Silva.