Erik David foto Página do Caprichoso
Notícia do dia 14/12/2020
O desgraçado vírus do COVID-19 contribuiu para a morte de mais um ser especial para o Festival de Parintins. Dessa vez, o dançarino e coreógrafo Erik David, 38 anos, foi a vítima do coronavírus. A morte dele foi confirmada neste domingo, dia 13 de dezembro, na página oficial do Boi Caprichoso. O artista durante 22 anos contribui como torcedor, dançarino e coreógrafo com o Boi da Francesa.
Erik durante os anos de 2007 até 2015 foi o coreógrafo oficial do Azul e Branco e um dos responsáveis de ensaiar e ensinar o gingado, sincronia e bailado aos itens femininos como Cunhã-Poranga, Rainha do Folclore, Sinhazinha e Porta Estandarte.
Itens do Caprichoso eternizados na memória do torcedor azulado como Maria Azedo, Brena Dianná, Rayssa Muniz, Geane Benoliel, Karyne Medeiros, Karla Thainá tiveram contatos e várias supervisões de Erik David.
Erik David relatou em diversas entrevistas que, de torcedor, começou a traçar o sonho de ajudar mais o Caprichoso, sendo dançarino a partir de 1998, quando Arlindo Júnior e a Toada Bicho Homem composição de Ronaldo Barbosa, incendiavam a galera nas arquibancadas. Aos 16 anos começou a fazer parte do grupo denominado de GMD ou Grupo de Dança Movimentos. E em 2007 conseguiu ser elevado a coreógrafo, como os demais.
LUTO DOS COLEGAS
“Erick David era mais que um coreógrafo, era uma pessoa repleta de sentimentos bons, humano, humilde, um grande amigo, parceiro e talentoso que sempre esteve ao nosso lado, uma perda dolorosa difícil de acreditar, faltam palavras pra expressar tamanha pessoa, aplausos infinitos amigo”, comentou o coreógrafo Jair Almeida, um dos ícones da dança e canto do Caprichoso.
Para a historiadora, pesquisadora, professora e coreógrafa Irian Butel, a morte do amigo, que foi mais uma vítima do coronavírus, marca mesmo o ano de 2020 como devastador. Ela destacou qualidades dele. “ Erik David. Em minha memória ficam a elegância, o sorriso, a precisão dos movimentos, a amizade, as gargalhadas que agora brigam com as lágrimas. Que os céus te recebam em dança. 2020 segue devastador”.
“Caramba Condor Erick David. Que notícia arrasadora. Que perda meu Deus. Ele era sensacional amigo”, lamentou o pajé do Azul e Branco Erik Beltrão que também é coreógrafo.
“O boi Caprichoso teve a honra e o privilégio de contar no seu quadro de coreógrafos com um dos mais brilhantes profissionais da região, Erik David. Um artista que nunca poupou dedicação ao nosso touro negro. Esteve durante muitos anos ao lado dos itens femininos e sempre foi um amigo que buscava incentivar as mulheres do Caprichoso”, diz a nota do Caprichoso.
“Meu Deus... me ajude com essas palavras! Erik foi o meu coreógrafo, o que me marcou realmente, que me moldou com sua forma impecável de dançar... mas não foi só isso, ele foi um grande amigo, acompanhou de perto tantas coisas minhas, tantas fases.. o ombro, o colo, a doçura no acolher... no incentivo... jamais esquecerei seu olhar, sua calma, sua gentileza, sua forma única de SER ! Eu tô com uma dor enorme no meu coração... partiu uma pessoa linda demais... só quero chorar e agradecer a Deus a oportunidade de ter convivido com uma das pessoas mais incríveis que já conheci!! Amarei pra sempre”, lamentou a eterna Rainha do Folclore do Azul e Branco, Karla Thainá.

“É com profunda tristeza que comunico a partida deste grande homem, Erik David, Caprichoso em tudo o que fazia. Sem acreditar que a cada dia pessoas boas e queridas partem, para nunca mais voltar. Que Deus com sua misericórdia traga forças para seus amigos e familiares. Decretei luto no nosso Boi Caprichoso”, lamentou o presidente Jender Lobato.
Texto : Hudson Lima
Edição: Mayara Carneio
(92) 991542015
Canal no Youtube #hudsonlimakoiote