Notícia do dia 08/10/2026
O curso de Jornalismo da Ufam/Parintins inicia hoje, 08, uma série de palestras sobre violência contra a mulher. A atividade, intitulada "Conversas abertas sobre os direitos das Manas", faz parte do projeto de extensão coordenado pelas docentes Graciene Siqueira (coordenadora) e Juliana Soares (vice-coordenadora). Fazem parte da equipe do projeto professoras dos cursos de Jornalismo, Serviço Social e Artes Visuais da Ufam.
Neste dia 8, as palestras ocorrem na Escola Senador Álvaro Maia, direcionadas às alunas do nono ano, das 9h30 às 11h, e abordam formas de identificar micromachismos, com a professora Juliana Soares; respeito no ambiente escolar e social, com a psicóloga Luciana Valente; e o combate a relacionamentos abusivos, com a professora Valmiene Florindo.

Graciene Siqueira observa que o projeto surgiu da necessidade de orientar as mulheres, desde cedo, a reconhecerem sinais de violência psicológica, física, moral e sexual em relacionamentos afetivos, apresentando caminhos para que elas possam evitar se encontrar em relacionamentos abusivos. Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam 1.458 vítimas em 2024 e 1.518 em 2025, os maiores números já contabilizados no país.
A atividade continua no dia 23 de outubro, das 13h30 às 16h, com alunas do Ensino Médio do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti), com discussões sobre o papel do movimento feminista no enfrentamento das desigualdades de gênero, com a professora Sandra Damasceno, além de redes de apoio, cuidado e saúde mental, com a professora Fernanda Priscila.

Fernanda, docente do curso de Artes Visuais, destaca a importância do projeto. “Conversar sobre assédio diretamente com as estudantes do nono ano é uma iniciativa de grande relevância para a informação, prevenção e cuidado. Espaços para dialogar sobre as diferentes formas de assédio possibilitam que adolescentes reconheçam e identifiquem situações de violência que, muitas vezes, podem ser naturalizadas, silenciadas ou vivenciadas sem que sejam compreendidas como situações de violação de direitos”. Em sua palestra, Fernanda irá apresentar às estudantes informações sobre a rede socioassistencial e os serviços de apoio existentes para jovens e mulheres em Parintins.
A docente Sandra Damasceno, do curso de Serviço Social, adianta sobre o que irá tratar com as alunas em sua palestra. “O objetivo é levar para as estudantes os processos de conquista de direitos, enfrentamento das desigualdades de gênero e combate às diversas formas de discriminação e violência contra as mulheres. Além de resgatar a trajetória dos movimentos feministas e suas contribuições para o bem-viver das mulheres e da sociedade”.
O projeto busca criar um espaço acolhedor de conversa, escuta e aprendizado, incentivando a participação da comunidade escolar na discussão de temas cruciais para meninas e mulheres. Ao abordar diretamente questões como relacionamentos saudáveis, igualdade de gênero, saúde mental e combate aos micromachismos, a iniciativa visa fortalecer a autonomia das estudantes, estimular a empatia coletiva e consolidar um ambiente escolar cada vez mais seguro, consciente e de apoio.

Sobre as palestrantes
Juliana Soares Gonçalves
Formação em Comunicação Social
Professora do curso de Jornalismo – ICSEZ
Luciana Valente
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental
Psicóloga do Setor Psicossocial da Coordenadoria Regional de Educação de Parintins
Valmiene Florindo
Formação em Serviço Social
Professora do curso de Serviço Social do ICSEZ
Sandra Damasceno
Formação em Ciência Política
Professora da área de Ciências Sociais no ICSEZ
Fernanda Priscila
Formada em Psicologia
Professora transversal no ICSEZ
Priscila Sousa
Formada em Psicologia
Psicóloga do CAPS AD