Fotos: Divulgação
Notícia do dia 06/01/2026
Na primeira sessão plenária extraordinária do ano, o economista parintinense Marcio Paixão, Conselheiro Efetivo, foi eleito, por unanimidade, Presidente do Conselho Regional de Economia do Estado do Amazonas e do Estado de Roraima - Corecon/AM-RR para exercer a nova gestão 2026. A plenária para eleição da Nova Diretoria foi realizada dia 05/01 na sede do Conselho/AM-RR, na Avenida Leonardo Malcher, 768 - Centro, Manaus/AM.
Marcio Paixão é formado em Ciências Econômicas; Doutorando em Bioeconomia; Mestre em Desenvolvimento Regional; Pós-graduado em População e Desenvolvimento Regional, todos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Executivo Internacional Business and Management pela University of California - Campus Irvine (UCI) - Estados Unidos - EUA. Especialista em Análise de Desempenho Empresarial e Comunicação de Resultados - FGV Management (RJ) e Especialista em Regulação Econômico-Financeira - Economia da Regulação e Metodologia Tarifária de serviços públicos. Possui experiência de mais de 25 anos de carreira profissional como gestor, sendo que destes, trabalhou por mais de 16 anos dedicados à gestão pública federal, atuando em 9 (nove) Estados do Brasil, nas seguintes áreas: gestão econômico-financeira, gestão orçamentária, gestão empresarial, gestão estratégica, gestão de projetos, economia empresarial, regulação econômica, planejamento e controle, controladoria, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Atualmente é Professor de Pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV | Empreendedor | Consultor nas áreas de: Gestão Empresarial; Gestão Estratégica; Inteligência em Negócios; Bioeconomia; Gestão de Projetos; Regulação Econômica de Serviços Públicos e Coordenador do GT do Programa de Transição Energética e Biocombustíveis do Estado do Amazonas.
Durante o evento, além do economista Márcio Paixão, também foi eleita a economista Maria do Socorro Corrêa da Silva para ocupar a vice Presidência do Corecon/AM-RR, órgão que é responsável pelo registro e fiscalização da profissão no Estado do Amazonas e Roraima.

Maria do Socorro é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, pós graduada em Economia de Empresas pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Desenvolvimento Territorial pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, Consultoria de Pequenos Negócios pela Universidade de São Paulo – USP/FEA e Direito Tributário pela Universidade Anhanguera. Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ. Possui experiência na elaboração de projetos de viabilidade econômica, em políticas públicas para pequenos negócios, planejamento estratégico, licitação e orçamento. Atualmente é gerente da Unidade de Gestão da Estratégia e Inteligência de Dados no Sebrae-AM e Conselheira Fiscal no SebraePrev.
Eleito à Presidência do Conselho pela segunda vez, o economista Marcio Paixão destaca os principais objetivos da sua gestão: “Temos a responsabilidade de atuar no Estado do Amazonas e no Estado de Roraima, e o nosso desafio é buscar a ampliação do número de profissionais registrados; a viabilização de uma nova sede; a implantação de ferramentas de gestão ágeis, controles internos, governança, risco e compliance; aumentar a qualidade da prestação do serviço e melhorar o atendimento; bem como apoiar a maior oferta de cursos de capacitação; ampliar os canais de comunicação para dar ampla publicidade de nossas ações, transparência, conformidade e integridade na prestação de contas”, afirma Paixão.
“Nossa missão é fortalecer a instituição, valorizar e fiscalizar o exercício da profissão. Além disso, junto com os demais conselheiros, vamos buscar posições onde o economista possa atuar, seja no governo ou na iniciativa privada; trabalhar na divulgação da profissão e melhoria da percepção da sociedade, participar e contribuir em fóruns que evolvam Assuntos Econômicos. Contribuir fortemente com os Governos na defesa do modelo Zona Franca de Manaus – ZFM e do Agronegócio vis-à-vis a Reforma Tributária, com profundidade técnica, habilidade e experiência. Fomentar a discussão da prospecção e do desenvolvimento de novas matrizes econômicas complementares; e, portanto, atuarmos como verdadeiros guardiões do desenvolvimento socioeconômico dos Estados do Amazonas e de Roraima”, enfatiza Marcio Paixão.
“Agradeço a Deus, a todos os economistas e Conselheiros do Corecon/AM-RR pela confiança. Estou convicto do compromisso em valorizar e engrandecer a nossa Profissão. Sobretudo honrar a missão desafiadora que nos foi atribuída, buscar ações transformadoras necessárias para viabilizar esse momento de fortalecimento do Conselho e contribuir efetivamente para a melhoria de vida da população da nossa região e do nosso país”, conclui o Presidente Marcio Paixão.