Fapeam está com inscrições abertas para o Papea CT&I

As propostas devem ser submetidas até o dia 15 de março

Fapeam está com inscrições abertas para o Papea CT&I Foto: Divulgação/Fapeam Notícia do dia 25/02/2026

Pesquisadores mestres e doutores vinculados a instituições de pesquisa e ensino superior, bem como a entidades e organizações científicas, tecnológicas, artísticas e de inovação, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no Amazonas, já podem se inscrever para o Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos, Tecnológicos, de Inovação e Artísticos (Papea CT&I/Fapeam), edital n° 001/2026. A iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

 

Com o investimento de R$ 600 mil, oriundos do tesouro estadual, o Papea CT&I visa apoiar a participação de pesquisadores em eventos científicos, tecnológicos, de inovação e artísticos relevantes no país e no exterior, para apresentação e divulgação de trabalhos de sua autoria, não publicados, resultante de pesquisa desenvolvida no Amazonas.

 

O edital apoiará um autor por trabalho a ser apresentado em um determinado evento entre os meses de agosto a dezembro de 2026. A estimativa é de apoiar até 40 propostas, sendo 20 de eventos nacionais e 20 internacionais.

 

O edital está no link: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0012026/

 

Submissão de propostas

 

As propostas deverão ser apresentadas em formulário on-line específico que deverá conter objetivos e atividades em consonância com os temas do edital, e enviadas por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam).

 

Para acessar o formulário, o proponente deverá utilizar login e senha previamente cadastrados. Novos usuários deverão realizar o cadastro no Banco de Pesquisadores da Fapeam. Além do envio do Formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada ao SigFapeam.

 

As propostas devem ser submetidas até 17h (horário de Manaus) do dia 15 de março. Esclarecimentos e informações adicionais devem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]