Dia Mundial do Câncer: FCecon realiza blitz educativa

A ação visou alertar a população sobre a importância do rastreio, prevenção e diagnóstico precoce do câncer

Dia Mundial do Câncer: FCecon realiza blitz educativa Ação foi realizada nas avenidas Pedro Teixeira e Dom Pedro I, no bairro Dom Pedro I, com entrega de material informativo. FOTOS: Luís Mansueto/FCecon Notícia do dia 04/02/2026

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (04/02), a distribuição de botons e materiais informativos aos motoristas e pedestres que circulavam entre as avenidas Pedro Teixeira e Dom Pedro I, localizadas no bairro Dom Pedro I, zona centro-oeste de Manaus.

 

A ação visou alertar a população sobre a importância do rastreio, prevenção e diagnóstico precoce no Dia Mundial do Câncer. Na ocasião, voluntárias e servidoras do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC/FCecon) utilizaram lenços coloridos na cabeça, em referência às mulheres que realizam tratamento na unidade hospitalar, principais acometidas pela doença no Amazonas.

 

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, as mulheres são acometidas, principalmente, pelos cânceres de mama e de colo do útero. Ele explicou que o governo do Estado inaugurou, em março de 2025, o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), anexo à FCecon, para tratar, exclusivamente, mulheres que apresentam lesões pré-cancerosas.

 

“O Cepcolu realiza um procedimento cirúrgico ginecológico que remove uma porção do colo do útero em formato de cone, evitando que as lesões pré-cancerosas evoluam para o câncer. De 10 de março, quando foi inaugurado, até o dia 30 de janeiro deste ano, já foram feitos mais de 6 mil atendimentos pelo Cepcolu, sendo 790 conizações”, frisou Mourão.

 

 

Dia Mundial do Câncer

 

Conforme a gestora do DPCC, Nayara Cabral, o Dia Mundial do Câncer é um chamado à sensibilização quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce. Segundo ela, os cânceres de mama, colo do útero e próstata, por exemplo, quando diagnosticados precocemente, têm altas chances de cura.

 

“A ação realizada entre as principais avenidas do bairro Dom Pedro I é, justamente, levar informação relevante até onde as pessoas estão, em seu dia a dia. Uma orientação simples sobre hábitos saudáveis, prática de atividades físicas, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, usar o protetor solar e, principalmente, realizar os exames preventivos, pode salvar vidas”, destacou Cabral. Ela acrescentou que prevenir é um ato de amor com a própria vida e com quem se ama.