Governo do Amazonas amplia investimentos no interior com obras da Sedurb e UGPE

Governo do Amazonas amplia investimentos no interior com obras da Sedurb e UGPE FOTOS: Divulgação / Sedurb-UGPE Notícia do dia 13/02/2026

Com frentes contínuas de obras em todo o estado, o Governo do Amazonas intensificou, na última semana, ações que alcançam Pauini, Boca do Acre, Presidente Figueiredo, Parintins, Autazes e Anori. Os investimentos foram em melhoria da mobilidade urbana, com recuperação e asfaltamento de ruas, implantação de iluminação pública de LED, saneamento, com abastecimento de água e rede de esgoto, e requalificação de áreas para garantir o bem-estar da população. 

 

As ações são executadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Os investimentos, conforme destaca o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, mostram o compromisso do Governo do Amazonas com o desenvolvimento do interior. 

 

Em Pauini, Sedurb e UGPE modernizaram a iluminação pública com instalação de luminárias de LED, mais econômicas e com maior eficiência. Através do programa Ilumina+ Amazonas foram implantados 710 pontos de LED na sede do município.

 

Já em Boca do Acre, o Governo do Estado inaugurou a primeira etapa de obras do programa Asfalta Amazonas, com a conclusão da recuperação de ruas na área central e no bairro Piquiá. O governador Wilson Lima e o secretário Marcellus Campêlo assinaram a ordem de serviço para a segunda etapa, ampliando o número de ruas a serem recuperadas no município. 

 

Com o Asfalta Amazonas, UGPE e Sedurb também avançam em Autazes, com a assinatura de ordem de serviço para obras de recuperação do sistema viário na sede da cidade. O investimento, de acordo com o secretário Marcellus Campêlo, é de R$ 15 milhões e as obras vão contemplar 13 ruas nos bairros Engenho, Nossa Senhora Aparecida, Gilberto Mestrinho e Alberto Simonetti, somando cerca de 5,8 km de extensão, além da construção de calçadas, meio-fio, sarjetas e sinalização viária. 

 

Em Anori, cerca de R$ 7 milhões estão sendo aplicados no recapeamento e sinalização de 17 vias, totalizando 4,5 quilômetros de asfalto nos bairros Centro, Japão e São João. Os trabalhos serão concluídos esta semana, quando iniciam os serviços de sinalização viária. 

 

Em Presidente Figueiredo, o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizaram visita técnica para elaboração de um projeto que vai beneficiar o município com saneamento básico. A iniciativa, conforme o secretário Marcellus Campêlo, prevê melhorias em abastecimento de água, drenagem e gestão de resíduos, além de ações que incluem esgotamento sanitário e reaproveitamento da água da chuva em comunidades.

 

Em Parintins, o Programa de Saneamento Integrado (Prosai) avança na certificação de imóveis e na organização do reassentamento das 832 famílias que vivem em áreas de risco e que serão beneficiadas. A UGPE também segue com as obras de implantação do novo sistema de abastecimento de água e de rede de esgoto. A cidade já está recebendo água tratada e de qualidade e, agora, as obras se concentram na estrutura necessária para que não haja interrupção no fornecimento, nem mesmo quando houver queda de energia. 

 

A nova fase do Prosai Parintins, prevista no cronograma de 2026, inclui a construção de 248 unidades habitacionais, do novo Mercado Municipal e de um Espaço Comunitário, além da implantação de parques urbanos, praças, quadras e ciclovias, ampliando a estrutura urbana e as áreas de convivência na cidade.