Mateus Assayag celebra recondução de Yara Lins à presidência do TCE-AM e Josué como vice: “Compromisso com a transparência e os municípios”

A nova mesa diretora também conta com Luis Fabian Barbosa (Corregedor-Geral), Mário de Mello (Ouvidor) e Júlio Pinheiro (coordenador da Escola de Contas Públicas).

Mateus Assayag celebra recondução de Yara Lins à presidência do TCE-AM e Josué como vice: “Compromisso com a transparência e os municípios” Josué, Yara e Mateus (Foto Divulgação) Notícia do dia 02/12/2025

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves (MDB) estiveram presentes, nesta segunda-feira (1º/12/2025), na solenidade de posse da nova mesa diretora do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

O evento marcou a recondução da conselheira Yara Amazônia Lins à presidência da Corte de Contas, sendo a primeira mulher a exercer três mandatos consecutivos,  e a posse do conselheiro Josué Cláudio de Souza Neto como vice-presidente para o biênio 2026-2027.

 

A cerimônia reuniu mais de 800 pessoas, entre prefeitos, deputados, magistrados e secretários de Estado, no auditório do TCE-AM, em Manaus.


Para o prefeito Mateus Assayag, o momento representa um marco de continuidade e fortalecimento institucional em favor da transparência e do diálogo com os municípios do interior.“A recondução da minha amiga, conselheira Yara Lins, à presidência do TCE/AM marca o início do seu terceiro mandato à frente da instituição.É inspirador ver alguém com 50 anos de história no TCE/AM continuar contribuindo para o controle e a transparência das contas públicas do nosso estado. Fico feliz em testemunhar esse momento e desejo que esse novo ciclo traga ainda mais avanços para o Amazonas”, afirmou Assayag.

 

O prefeito também elogiou a atuação do conselheiro Josué Neto, agora vice-presidente da Corte, destacando sua visão técnica e o compromisso com a descentralização das ações do Tribunal.

“O conselheiro Josué Neto tem um olhar muito sensível para o interior. Ele entende a realidade dos municípios e sempre defendeu que o Tribunal de Contas esteja mais próximo das prefeituras, orientando e apoiando os gestores. Tenho certeza de que essa nova diretoria fará um grande trabalho”, destacou o prefeito de Parintins.

 

A vice-prefeita Vanessa Gonçalves (MDB) também participou da solenidade e reforçou a importância do fortalecimento institucional. “Parintins é parceira das boas práticas de gestão e está de portas abertas para essa nova fase de cooperação entre o Tribunal de Contas e os municípios”, disse Vanessa.

 

 

Nova gestão e compromissos

 

Com Yara Lins e Josué Neto à frente, o TCE-AM inicia um novo ciclo voltado à modernização dos processos de auditoria, à capacitação de gestores municipais e à ampliação da transparência pública.


A nova mesa diretora também conta com Luis Fabian Barbosa (Corregedor-Geral), Mário de Mello (Ouvidor) e Júlio Pinheiro (coordenador da Escola de Contas Públicas).

Durante o evento, Yara Lins reafirmou o compromisso com a integridade e a eficiência da gestão pública. “O Tribunal de Contas é a casa da transparência. Nosso dever é orientar, fiscalizar e garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma responsável, com resultados concretos para a população amazonense”, disse.

 

O conselheiro Josué Neto, por sua vez, destacou o papel do TCE como órgão de controle, mas também de cooperação com os gestores municipais. “Nosso desafio é fortalecer o diálogo, modernizar o sistema de fiscalização e tornar o TCE cada vez mais acessível aos municípios. Controle e parceria caminham juntos quando o objetivo é servir ao cidadão”, afirmou o vice-presidente.

 

Análise política

 

A presença do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves no evento reforça o prestígio político da gestão de Parintins em nível estadual.
Aliado do senador Omar Aziz (PSD), Mateus vem mantendo interlocução institucional com todas as esferas de poder — e a aproximação com o TCE-AM simboliza sua estratégia de consolidar Parintins como um modelo de gestão moderna e transparente no interior do Amazonas.