Fotos: Francisco Cabral - SECOM
Notícia do dia 05/02/2026
Visando contribuir para fortalecer a gestão educacional dos municípios amazonenses, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE/AM), lançou nesta quarta-feira, 04, o Programa de Apoio à Melhoria da Qualidade Educacional no Amazonas, o “TCE pela Educação”. O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, assinou o Termo de Compromisso de adesão ao programa que propõe apoiar municípios e gestores da educação com acompanhamento contínuo.
Durante dois dias, secretários municipais de educação de todo o Amazonas participarão de uma Jornada Técnica na sede Corte de Contas, em Manaus.

Na solenidade de abertura, a presidente do TCE/AM, conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues, apresentou o Programa e, em seguida, convidou os prefeitos presentes a assinarem o Termo de Compromisso de adesão ao Programa junto ao TCE/AM. A solenidade contou com as presenças do governador Wilson Lima, do prefeito de Manaus em exercício Renato Júnior, além de representantes do Ministério da Educação (MEC), Selo UNICEF e Universidades.
O coordenador do Programa, Conselheiro-Corregedor Luis Fabian Barbosa, enfatizou a importância da união em torno do pacto firmado com os municípios. “Esse momento é um divisor de águas para o Estado do Amazonas, o Tribunal de Contas deixa de exercer um controle externo punitivo, repressivo e passa a exercer um controle externo preventivo, ou seja, nós vamos reunir todos os prefeitos e secretários de educação, apresentar a eles os diagnósticos de seus respectivos municípios e iniciar um processo de capacitação, de formação técnica para que eles elaborem suas políticas públicas educacionais”, detalhou.

Após a assinatura do Termo de Compromisso, o prefeito de Parintins Mateus Assayag elogiou a iniciativa da Corte e enfatizou que o município fará parte da iniciativa pela educação. “Fiz questão de estar presente juntamente com a secretária Giselle para que a gente possa absorver o máximo possível de informações e implementar em Parintins, melhorando e ampliando o atendimento educacional nas zonas urbana e rural”, frisou.
De acordo com a secretária de Educação de Parintins, professora Giselle Soares, tudo o que for proposto para melhorar a educação será tratado com toda atenção pela Semed. “Esse Programa é uma forma de investimento na educação de Parintins, porque nós vamos levar para a nossa equipe técnica tudo o que for apresentado aqui e com certeza colocar em prática”, disse.
A Jornada Técnica “TCE pela Educação” tem prosseguimento nesta quinta-feira com palestras, debates e estudos no Auditório Franco de Sá, no prédio do TCE/AM.