Com avanço da violência contra a mulher, Mayra Dias cobra medidas de combate a estupro e feminicídio no Amazonas

Deputada reforçou pedido para ampliar a rede de proteção no interior do estado

Com avanço da violência contra a mulher, Mayra Dias cobra medidas de combate a estupro e feminicídio no Amazonas Fotos: Tadeu Rocha/Nathalie Brasil Notícia do dia 26/09/2025

Dados nacionais apontam o Amazonas entre os estados do país com altos índices de feminicídio e violência contra a mulher. Com base nesses números, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) reforçou, nesta terça-feira (23/09), durante sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), as cobranças pela implantação da Ronda Maria da Penha em municípios do interior e pela criação de delegacias 24 horas na capital e no interior.

 

Segundo o Atlas da Violência e o Mapa da Segurança Pública de 2025, entre 2023 e 2024, o Amazonas registrou a 2ª maior taxa de feminicídio por 100 mil habitantes e ocupou a 4ª colocação no ranking de aumento do crime no país. 

 

“É fundamental ampliar a rede de proteção no interior, pois o Amazonas registra índices alarmantes de feminicídio e violência sexual. Não podemos esperar que os números de 2023 e 2024 se repitam em 2025”, afirmou.

 

Mayra reiterou o Requerimento nº 3508/2025, que solicita a implantação da Ronda Maria da Penha em Coari, São Gabriel da Cachoeira, Borba, Presidente Figueiredo e Autazes, ressaltando que esses municípios já contam com policiais capacitados, mas carecem da estrutura necessária para execução do programa.

 

“A ausência da Ronda Maria da Penha no interior é uma falha grave. Faço novamente um apelo ao Governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública, pois as mulheres do nosso Amazonas pedem socorro”, concluiu.