No Dia do Cardiologista, vereadora Márcia Baranda relembra ações em defesa da saúde do coração em Parintins

No Dia do Cardiologista, vereadora Márcia Baranda relembra ações em defesa da saúde do coração em Parintins Foto: Hospital Santa Maria Cidade Ocidental Notícia do dia 14/08/2025

Nesta quinta-feira (14), Dia do Cardiologista, a vereadora Márcia Baranda (União Brasil) relembra algumas ações de sua autoria voltadas à saúde cardíaca da população de Parintins. A data marca a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento precoce de doenças cardiovasculares.

 

Um dos principais destaques é o projeto de lei que instituiu a realização do ecocardiograma fetal durante o pré-natal na rede pública de saúde. O exame permite identificar, ainda na gestação, possíveis anomalias cardíacas no feto.

 

A proposta foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada como a Lei nº 917/2024, que passou a integrar o ecocardiograma fetal ao protocolo de assistência pré-natal do município. A lei também prevê que, caso o exame aponte alterações cardíacas, a gestante seja encaminhada para atendimento especializado.

 

“Essa é uma política pública importante para garantir que as gestantes tenham acompanhamento adequado desde o início da gravidez”, destacou a vereadora Márcia Baranda.

 

Além do projeto que virou lei, Márcia também apresentou, em 2022, uma indicação solicitando a contratação urgente de médicos cardiologistas para atender à demanda crescente no município. O documento citou o aumento de problemas cardíacos após a pandemia de COVID-19 e a dificuldade de acesso a esse tipo de atendimento na rede pública.

 

Neste Dia do Cardiologista, a vereadora reforça que seguirá trabalhando para ampliar o acesso a exames, profissionais especializados e serviços que cuidem da saúde do coração da população de Parintins.