Fotos: Stephany Farias - Sedema/SECOM
Notícia do dia 10/11/2025
A Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SEDEMA), deu início na manhã deste domingo (9) à Semana Municipal de Ações pelo Clima para promover a conscientização ambiental e sustentabilidade.
As ações seguem até o dia 14 de novembro buscando o engajamento comunitário e a implementação de ações práticas voltadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas no município, valorizando os saberes locais, a proteção da Amazônia e o desenvolvimento sustentável da região.

Na abertura das atividades realizada na comunidade da Santíssima Trindade, na região do Laguinho, o secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Tavares, destacou que a ação busca refletir sobre os desafios ambientais globais e locais, em sintonia com a COP30, que acontece na região amazônica. “A ação é voltada para nós refletirmos em nossa cidade sobre a questão das emergências climáticas juntamente com a COP30, que está sendo realizada na região amazônica. Nós temos um olhar diferenciado para isso”, afirmou o secretário.
No encontro, foram debatidos temas como a preservação dos quelônios, o fortalecimento do Projeto Pé-de-Pincha e a criação de um acordo de pesca para a região. “A comunidade voltou a trabalhar a questão dos quelônios, com 29 ninhos que estão chocando e que serão devolvidos à natureza entre março e abril. “Tivemos uma reunião muito produtiva com várias demandas que serão encaminhadas para o Executivo e o Legislativo. Essa é uma comunidade muito unida na preservação ambiental e tem um entendimento importante sobre o Pé-de-Pincha e o pescado da região”, completou Wescley Tavares.
O coordenador de praia do Projeto Pé-de-Pincha, Márcio Bruno Teixeira, falou sobre o compromisso da comunidade em retomar o projeto, que busca proteger os quelônios e incentivar o turismo ecológico na região. “Nós estamos num propósito único de reiniciar o projeto aqui na comunidade. Já temos a nossa chocadeira, ovos chocando, e daqui para janeiro vamos soltar os quelônios. No futuro, queremos atrair turistas e pessoas de fora para ver o nosso trabalho, o fruto que plantamos todos reunidos no lago”, afirmou Márcio.
Ele também ressaltou a importância da conscientização ambiental e da união entre os moradores e as instituições parceiras.
“Queremos preservar para deixar tudo como Deus deixou para nós. Queremos ver novamente tracajá, pirarucu, jaraqui, tucunaré-açu, que quase não existem mais no lago. Fizemos uma reunião, com a presença de alguns invasores e até os poucos invasores que restam concordaram conosco. Se Deus quiser, vai dar certo, e vamos seguir com apoio da SEDEMA, Defesa Civil, Ibama e do Projeto Pé-de-Pincha”, destacou.
A gestora da Escola Municipal Fernando Carvalho, Hirlaney Souza e Souza, destacou a relevância do envolvimento das escolas e das famílias nas ações voltadas à preservação ambiental, reforçando o papel da educação na construção de uma consciência sustentável. “A escola é voltada principalmente para a conscientização. A gente trabalha as crianças, as famílias, busca a comunidade para estar mais presente nesses projetos. Quando se fala de meio ambiente, se fala de preservação. As crianças aprendem na escola e compartilham em casa, e juntos vamos semeando o trabalho voltado ao meio ambiente”, declarou.
A Semana Municipal de Ações pelo Clima segue com uma programação diversificada, que inclui palestras, oficinas, ações educativas e visitas a comunidades, com foco em ampliar o debate sobre o enfrentamento das mudanças climáticas e a importância da preservação da Amazônia.
A Prefeitura de Parintins, por meio da SEDEMA, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, integrando políticas públicas, saberes tradicionais e participação popular em prol de um futuro mais equilibrado e consciente.