Foto: Arquivo SECOM
Notícia do dia 26/11/2025
O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, convocou a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário para o dia 01 de dezembro, que ocorrerá no Centro do Idoso Pastor Lessa, das 8h às 17h. Esta iniciativa da gestão, focada na discussão de políticas públicas para o setor primário, atende às resoluções do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedres).
Por meio de decreto, o prefeito Mateus Assayag instituiu a comissão organizadora da Conferência, nomeando o secretário de Produção, Tião Teixeira, como coordenador-geral. O evento é uma articulação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), reativado em 29 de setembro de 2025, com a eleição da nova diretoria. O órgão é um colegiado deliberativo que define as ações prioritárias de políticas públicas para o setor primário, em consonância com as metas do plano de governo do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves.

Na presidência do CMDRS, Tião Teixeira mobilizou todos os membros para preparar a inédita etapa municipal da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. O tema central da 1ª Conferência Municipal é "Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver". O prefeito Mateus Assayag atua como presidente de honra do CMDRS. Durante a Conferência Municipal, serão eleitos oito delegados titulares e oito suplentes para representar o município na fase estadual.
A 3ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário é uma realização da Prefeitura de Parintins, Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA), CMDRS, Condraf, MDA e Governo Federal. O evento conta com o apoio da Flacso Brasil, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Fundação Fiocruz. Compõem a comissão organizadora: o vice-presidente do CMDRS, Marcos da Luz, o secretário André Melo e a coordenadora adjunta Jossineas Farias.