Prefeito Mateus Assayag convoca representantes do setor primário para 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Prefeito Mateus Assayag convoca representantes do setor primário para 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável Foto: Arquivo SECOM Notícia do dia 26/11/2025

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, convocou a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário para o dia 01 de dezembro, que ocorrerá no Centro do Idoso Pastor Lessa, das 8h às 17h. Esta iniciativa da gestão, focada na discussão de políticas públicas para o setor primário, atende às resoluções do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedres).

 

Por meio de decreto, o prefeito Mateus Assayag instituiu a comissão organizadora da Conferência, nomeando o secretário de Produção, Tião Teixeira, como coordenador-geral. O evento é uma articulação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), reativado em 29 de setembro de 2025, com a eleição da nova diretoria. O órgão é um colegiado deliberativo que define as ações prioritárias de políticas públicas para o setor primário, em consonância com as metas do plano de governo do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves.

 

 

Na presidência do CMDRS, Tião Teixeira mobilizou todos os membros para preparar a inédita etapa municipal da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. O tema central da 1ª Conferência Municipal é "Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver". O prefeito Mateus Assayag atua como presidente de honra do CMDRS. Durante a Conferência Municipal, serão eleitos oito delegados titulares e oito suplentes para representar o município na fase estadual.

 

A 3ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário é uma realização da Prefeitura de Parintins, Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA), CMDRS, Condraf, MDA e Governo Federal. O evento conta com o apoio da Flacso Brasil, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Fundação Fiocruz. Compõem a comissão organizadora: o vice-presidente do CMDRS, Marcos da Luz, o secretário André Melo e a coordenadora adjunta Jossineas Farias.