Prefeito Mateus prestigiará posse de Yara Lins e Josué Neto na presidência do TCE-AM

Para o prefeito Mateus Assayag, a nova composição da Mesa Diretora do TCE-AM fortalece a interlocução com os municípios.

Prefeito Mateus prestigiará posse de Yara Lins e Josué Neto na presidência do TCE-AM Mateus Assayag Prefeito de Parintins (Foto: Hudson Lima) Notícia do dia 30/11/2025

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), participará nesta segunda-feira, 1° de dezembro de 2025, da posse da conselheira Yara Amazônia Lins e do conselheiro Josué Neto, que assumirão a presidência e a vice-presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (ТСЕ-AM).

 

A cerimônia marca o terceiro mandato de Yara Lins à frente da Corte de Contas, reforçando sua posição como a primeira mulher a ocupar o comando do TCE-AM na história do estado. A conselheira tem 50 anos de vida pública atuando no TCE-AM.

 

Josué Neto, que presidiu por três vezes a Assembleia Legislativa do Amazonas Aleam, antes de integrar o TCE, chega à vice-presidência trazendo trajetória política consolidada e influência institucional.

 

Luis Fabian Barbosa assume como corregedor; Mario de Mello continuará na Ouvidoria e o conselheiro Júlio Pinheiro continuará à frente da Escola de Contas Públicas (ECP).

 

Para o prefeito Mateus Assayag, a nova composição da Mesa Diretora do TCE-AM fortalece a interlocução com os municípios. "A conselheira Yara Lins e o conselheiro Josué Neto representam a experiência e a seriedade do Tribunal de Contas do Amazonas. A posse deles reforça o compromisso do TCE-AM com a transparência e o desenvolvimento dos municípios", afirmou.

 

Mateus ressaltou ainda o papel estratégico do TCE-AM no diálogo federativo. "O Tribunal de Contas é um parceiro fundamental das prefeituras, orientando, fiscalizando e assegurando a boa aplicação dos recursos públicos. Parintins segue de portas abertas para fortalecer ainda mais esca parceria com Yara Lins e Josué Neto", destacou. 

 

A posse reunirá autoridades de todo o Amazonas e abrirá um novo ciclo de gestão na Corte, com expectativas de avanço na modernização dos processos de controle, ampliação do diálogo com as administrações municipais e reforço à governança pública.

 

Texto: Hudson Lima e Mayara Carneiro

Foto: Hudson Lima