Prefeitura de Parintins ganha destaque do Tribunal de Justiça do Amazonas pela atuação do Escritório Social

Prefeitura de Parintins ganha destaque do Tribunal de Justiça do Amazonas pela atuação do Escritório Social Fotos: Arquivo SEMASTH Notícia do dia 05/02/2025

Com o serviço de “Portas Abertas”, o Escritório Social de Parintins reinicia no próximo dia 7 de fevereiro, sexta-feira, com busca ativa de egressos do sistema prisional e seus familiares que recebem acompanhamento. O trabalho do órgão recebeu reconhecimento do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Sistema Carcerário Socioeducativo.

 

O relatório de inspeção do Escritório Social é assinado pela Juíza coordenadora do GMF, Ana Paula de Medeiros Braga e do juiz João Gabriel Medeiros. Em Parintins, o órgão possui mais de um ano de atuação.

 

Parintins ganhou destaque com o trabalho desenvolvido em relação a outros escritórios do interior do Amazonas inaugurados no mesmo período pelo quantitativo de público em um ano de funcionamento, a estrutura proporcionada para a realização do serviço, o comprometimento da equipe, as estratégias utilizadas para a manutenção das ações e a organização dos dados, qualificando o perfil de cada egresso acompanhado.

 

 

A coordenadora do Escritório, Lorena Cristina Sant’Anna, ressaltou que esse ponto positivo reforça o compromisso da gestão do prefeito Mateus Assayag e da Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e Habitação (Semasth) com os direitos de cidadania. “O Escritório é um articulador junto as instituições e a nossa meta é avançar com os serviços capacitando os egressos para acesso ao mercado de trabalho”, destacou.

 

 O Escritório Social, localizado na Rua Jhonatas Pedrosa, Centro, oferece serviços especializados aos egressos do sistema penitenciário entre os quais: elaboração de currículos, encaminhamentos à rede de proteção social, emissão de documentos RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, qualificação profissional ofertada por meio de cursos vinculados ao Cetam, Senac e outras instituições, além de assistência jurídica, social e psicológica.

 

O acesso dos egressos pode ocorrer por adesão voluntária, busca ativa, encaminhamento do sistema de justiça, da rede socio assistencial e de outros órgãos.

 

O Escritório social é oriundo do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e Prefeitura Municipal de Parintins, através da Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho, e Habitação, inaugurado em 19 de julho de 2023.