Prefeitura de Parintins e UFAM iniciam curso de formação em Educação Inclusiva

Prefeitura de Parintins e UFAM iniciam curso de formação em Educação Inclusiva Foto: Oliver Freire - SECOM Notícia do dia 11/10/2025

Com o objetivo fortalecer as práticas pedagógicas voltadas à Educação Inclusiva, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a abertura do Curso de Formação Continuada para Professores em Atendimento Educacional Especializado (AEE), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A formação oferecendo aos educadores subsídios teóricos e metodológicos para o atendimento de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

 

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão do prefeito Mateus Assayag com uma educação mais acessível, humana e de qualidade para todos, valorizando o papel dos profissionais que atuam na Educação Especial e promovendo o aperfeiçoamento contínuo das práticas pedagógicas.

 

 

Durante a aula inaugural, a subsecretária da Semed, Carla Joseane, destacou a importância da parceria institucional e o impacto direto da formação nas escolas do município. “Essa formação busca qualificar esses profissionais para que eles possam, de fato, levar educação de qualidade a toda essa demanda da nossa clientela da educação inclusiva, tanto na zona urbana quanto na zona rural”, afirmou a subsecretária.

 

A professora Norma Stelli, mestra em Educação Especial, ressaltou o valor transformador da iniciativa na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. “Eu, como mestra em Educação Especial, fico muito lisonjeada de vivenciar esse momento, porque sei da importância de atividades como essa para fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência. Essa é a porta que possibilita mudar vidas, promover autonomia e inclusão real na escola e na sociedade”, enfatizou.

 

Com essa formação, a Prefeitura de Parintins reafirma seu compromisso com a valorização dos educadores e a construção de um ambiente escolar que reconhece e respeita as diferenças, garantindo o direito à aprendizagem de todos os estudantes.