Fotos: Pitter Freitas
Notícia do dia 09/01/2026
Mantendo as parcerias com a Marinha do Brasil, a Prefeitura de Parintins marcou presença com a prefeita em exercício Vanessa Gonçalves na Cerimônia de Transmissão de Cargo na Agência Fluvial de Parintins, na manhã desta quinta-feira (08).
Na solenidade realizada no Terminal Hidroviário, o comandante da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental(CFAOC) Capitão dos Portos André Carvalhães, deu posse ao CT Cassiano Meireles Alcrim, substituindo o comandante CT Ailton Belchior Santos de Jesus.

Com 30 anos de serviço na Marinha do Brasil, o novo agente, capitão tenente Cassiano Meireles, renovou o compromisso de continuar a missão com a segurança do tráfego aquaviário, na prevenção da poluição hídrica e manter a estatística de zero acidentes na região, principalmente no Festival Folclórico.
“Estou feliz de estar assumindo o cargo e dar continuidade no trabalho que já foi feito no tráfego aquaviário, na segurança da navegação e na prevenção da poluição hídrica que é a nossa missão. Vamos manter essa marca com o Festival de Parintins”, enfatizou.

Vanessa Gonçalves ressaltou a importância da parceria com a Marinha do Brasil e o trabalho com os ribeirinhos da região. “A nossa Agência Fluvial tem um importante trabalho no Baixo Amazonas e na vidas de tantos ribeirinhos, com esse olhar de cuidado e de segurança. Eu e Mateus estamos dando boas-vindas ao capitão Cassiano e nos colocamos como Prefeitura e parceiros”, declarou.
Em gratidão, o comandante da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental(CFAOC), capitão dos Portos, André Carvalhães, agradeceu o empenho do ex-agente, que se destacou também pela condução da Operação Festival. “A segurança da navegação é um tema econômico porque preserva a qualidade da navegação, da carga, de pessoas e a Agência Fluvial de Parintins cuida da formação, da segurança das embarcações, pessoas novas que chegam, mas o compromisso continua com a segurança naval da região do Amazonas”, ressaltou.

Ao se despedir, o capitão Belchior considerou a missão cumprida com o trabalho mantido nos municípios de Parintins, Boa Vista do Ramos, Nhamundá e Barreirinha. Além da formação de mais de mil aquaviários, a segurança do Festival Folclórico foi fundamental. Ele agradeceu ao prefeito Mateus Assayag, a vice-prefeita Vanessa Gonçalves e a secretária de Educação Giselle Soares pela parceria.
A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação Zeila Cardoso prestigiou o evento em gratidão a assistente social, Lorena Sant’Anna, esposa do ex-agente que coordenou o Escritório Social em 2025 desenvolvendo papel importante no equipamento com os egressos do sistema prisional, dando a eles oportunidade e dignidade.
O evento, revestido de elevado simbolismo e tradição, reuniu autoridades civis, militares, religiosas, o presidente da Câmara, Cabo Linhares, vereadores soamarinos e famílias.