
O artista Rossy Amoedo, presidente do Boi Bumbá Caprichoso de Parintins, lamentou o falecimento de Rosa Magalhães, carnavalesca, que morreu aos 77 anos, na quinta-feira, 25 de julho de 2024, no Rio. O corpo da artista foi sepultado no cemitério São João Batista, no dia 27.
Segundo o presidente Azulado, em nível nacional, Rosa foi “sua mentora”. Ele comentou sobre o legado deixado pela artista para o Brasil.
Rossy Amoedo tinha mais de 20 anos de amizade e trabalho com Rosa Magalhães. Ela contratou Amoedo para atuar na abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e depois em vários outros trabalhos.
”É com imensa tristeza que recebi a notícia do falecimento da querida amiga carnavalesca Rosa Magalhães. Rosa foi uma mentora, uma amiga, e tive a honra de viver momentos incríveis ao seu lado. A vida me possibilitou conhecer o ser humano além da arte. Contribuí com Rosa na abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, realizados no Rio de Janeiro. Foi um momento que marcou minha trajetória e demonstrou a grandiosidade de sua visão artística.”
Rosa Magalhães é considerada a maior campeã carnavalesca do Rio de Janeiro, com 8 títulos. Ela atuou nas escolas de samba Beija-Flor, Império Serrano, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Tradição, Estácio de Sá, União da Ilha, Vila Isabel, Mangueira, São Clemente, Portela e Paraíso do Tuiuti, além de trabalhos nos desfiles das Escolas de Samba de São Paulo.
"Seu legado no carnaval é inegável, e seu trabalho inspirou inúmeras gerações de artistas e carnavalescos. Deixo aqui minha profunda gratidão por tudo que Rosa Magalhães fez pelo carnaval e pela cultura brasileira. Descanse em paz, minha amiga!”, afirmou Rossy Amoedo.
Texto: Hudson Lima
(92) 991542015