Projeto Pé-de-Pincha mobiliza comunidades rurais na preservação de quelônios

Coordenado pela Ufam Parintins, o projeto atende atualmente às regiões do Mumuru e Tracajá

Projeto Pé-de-Pincha mobiliza comunidades rurais na preservação de quelônios Foto: Arquivo Projeto Pé-de-Pincha Notícia do dia 04/10/2025

Acreditando na conscientização e preservação de quelônios, por meio da educação ambiental com base comunitária, a Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins, por meio de projeto de extensão, em parceria com o projeto Pé-de-Pincha e a Prefeitura de Parintins, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), promove práticas sustentáveis e contribui para o equilíbrio ecológico das regiões do Mamuru e Tracajá.

 

De acordo com o membro do Conselho Pé-de-Pincha, é coordenador do projeto comunitário em Parintins, Elton Almeida, “Nós fazemos as visitas, falamos sobre o objetivo do projeto, e orientamos comunitários voluntários e às escolas que trabalham a questão da educação ambiental. O projeto existe graças ao apoio dos comunitários que é quem realiza os trabalhos desde a construção das chocadeiras, coleta e proteção dos ovos, incubação em chocadeiras, monitoramento dos filhotes até a soltura nos rios da região”.

 

 

Retomada do projeto

 

Elton Almeida, explica que “o projeto iniciou em 2006 e paralisou em 2013. Eu reativei o projeto em 2023, quando trabalhava como professor na comunidade Boa Vista – São Pancrácio, região do Rio Mamuru, e hoje, estamos trabalhando nas comunidades: Santo Antônio do Arauá, São Pancrácio, Varre Vento, na região do no Mamuru e na comunidade Juruá, no Rio Tracajá, além da comunidade Sabina, no Pará, desde a coleta dos ovos até a soltura dos animais”.

 

 

Busca por parceria

Elton explica que com a expansão do projeto para outras comunidades, ele necessita de parceiros que contribuem com doações para que o projeto persista. “Desde 2023, a Ufam contribui com gasolina, camisas do projeto, lanterna, pilha e caixa de isopor para o trabalho em uma comunidade, precisamos desses parceiros para manter essa expansão. Hoje, precisamos de mais e não temos como tirar do próprio bolso. Então estamos correndo atrás de novos parceiros para nos ajudar com a doação dos materiais, assim como, a divulgação do trabalho”, ressalta. 

 

Na semana passada, Elton Almeida esteve em Parintins e fechou parceria com a Paris Auto Escola. “A parceria coloca o meio ambiente como prioridade, fortalecendo o trabalho que precisa do empenho de todos pela preservação dos quelônios, envolvendo às comunidades ribeirinhas para a proteção da Amazônia”, enaltece. 

 

Para o diretor da Paris Auto Escola, Neto Brelaz, “temos orgulho de estar presente e somando esforços nessa caminhada. Não é a primeira vez que incentivamos esse tipo de projeto e apoiamos para o cuidado com o meio ambiente, e não será a última. Mais do que apoiar, entendemos que investir em iniciativas ambientais é investir no futuro”.