Sedecti recebe professor da UEA para tratar de inovação, bioeconomia e economia circular

Durante a reunião, o professor destacou o papel da UEA na criação de hubs de inovação em áreas estratégicas para o Estado

Sedecti recebe professor da UEA para tratar de inovação, bioeconomia e economia circular Fotos: Divulgação Notícia do dia 22/09/2025

A Sedecti recebeu, nesta segunda-feira (22/09), o professor Dr. Antônio Mesquita, diretor executivo da Agência de Inovação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A visita teve como objetivo apresentar o planejamento estratégico em inovação desenvolvido em conjunto com diversas instituições, além de discutir iniciativas ligadas à bioeconomia e à economia circular.

 

Durante a reunião, o professor destacou o papel da UEA na criação de hubs de inovação em áreas estratégicas para o Estado, como tecnologias quânticas, semicondutores e transformação digital. Segundo ele, essas iniciativas têm inspiração em modelos internacionais e buscam preparar a região para as demandas do futuro.

 

"Estamos implementando hubs de inovação que dialogam com os desafios globais. Já inauguramos um hub de tecnologias quânticas e estamos avançando na criação de um hub de semicondutores em Parintins, além de um hub de transformação digital em Itacoatiara. Nosso objetivo é formar profissionais preparados e fortalecer a competitividade da Amazônia", explicou o professor Mesquita.

 

 

Outro ponto abordado foi a pesquisa desenvolvida por ele a partir da fibra do caroço do açaí, transformada em um novo tipo de material semelhante ao MDF. A iniciativa já gerou patente e integra um projeto mais amplo de aproveitamento de resíduos para gerar produtos sustentáveis. "A cadeia do açaí é um exemplo de como podemos aplicar os conceitos de economia circular. Nada precisa ser descartado; tudo pode ser reaproveitado em novos processos e produtos", completou Mesquita.

 

O secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, destacou a importância da integração entre universidade, setor produtivo e poder público para a transformação do Amazonas. "Esse gesto de interação com a indústria e com a academia é exatamente o que precisamos. Avançar nesse diálogo é essencial para mudar essa realidade", afirmou.

 

O professor também convidou a Sedecti a participar de debates nacionais sobre a Política de Economia Circular, em tramitação no Congresso Nacional, ressaltando que o Amazonas pode ter papel relevante no tema.

 

Ao final do encontro, Mesquita reforçou o pedido de apoio institucional para a implementação do planejamento estratégico de inovação no Estado. O secretário destacou a relevância do trabalho: "Na época da borracha, perdemos espaço porque não tínhamos ciência e tecnologia. Hoje, temos a oportunidade de corrigir esse erro histórico, investindo em conhecimento, inovação e desenvolvimento sustentável."