Foto: Divulgação
Notícia do dia 20/09/2024
Olá, meu nome é Simone Brandão Bulcão, sou parintinense e filha de João Cursino Bulcão, que faleceu no dia 30 de agosto, e de Cecília Brandão Bulcão (in memoriam). Sou formada em Administração de Empresas pela UFAM e em Fotografia pela Unopar/SC, além de ter pós-graduação em Educação Tecnológica e Gestão Pública. Desde 2013 atuo na área da fotografia, e desde 2018 me dedico exclusivamente a esse ramo. Atualmente também estou servidora da Câmara Municipal de Parintins, onde trabalho como Especialista em Fotografia e Captação Digital desde 2019.
Minha educação foi sempre pautada em valores como respeito, honra e honestidade. Embora não tivéssemos grandes posses, meus pais sempre nos proporcionaram a melhor educação possível. Lembro das conversas profundas sobre nossos erros, do ensinamento de que "você não é todo mundo" e da lição de que "quem te deu, devolve", mostrando que se eles não podiam dar algo, eu também não precisava ter só porque queria. Enfim, cresci em uma família como muitas outras da nossa cidade.
Por isso, prezo muito pelo meu nome. Não sou perfeita, mas busco ser a mais correta possível. Dias atras, enquanto ainda guardava o luto do meu pai, em dia de sessão ordinária, houve uma fala sobre vazamento de imagens de alguns vereadores para blogs, com a afirmação de uso indevido dessas imagens. Fiquei preocupada pois as fotos oficiais de todas as Sessões Plenárias são de minha responsabilidade. Diante do ocorrido, esperei que alguém viesse conversar comigo sobre o assunto, o que não ocorreu.
No dia de ontem, enquanto fotografava, o tema voltou à tona e novamente por meio da tribuna da casa legislativa, me senti muito mal diante dessas falas. Embora meu nome não tenha sido citado diretamente ocorreu enquanto eu desempenhava o meu trabalho, e sou do tipo que não suporta acusações sem fundamento, jamais teria a índole baixa de usar as imagens que produzo para denegrir alguém. Quem trabalha comigo sabe que prezo pela boa imagem. Sei que qualquer descuido pode resultar em “memes” indesejados. Inclusive, sempre peço aos vereadores e vereadoras que arrumem seus cabelos e blazers para garantir a melhor apresentação possível.
Após as insinuações de que uma imagem vazada estava sendo utilizada em um blog, fui verificar minha galeria de fotos enviadas ao vereador em questão para entender o que havia acontecido e identifiquei que a foto supostamente vazada já havia sido postada em matéria do próprio vereador.
Tenho plena consciência da qualidade do meu trabalho. Minhas fotos passam por um processo rigoroso de curadoria e sempre agi com ética profissional. Além das insinuações feitas em plenário, ainda houve falas e situações fora daquele ambiente, o que eu não acho correto e muito menos respeitoso com qualquer profissional que ali trabalhe. Tudo isso me afetou profundamente. Não consegui me controlar e acabei chorando muito. Senti um aperto no peito e uma dor intensa na cabeça. Ainda estou me sentindo muito mal.
A minha honra e dignidade são as únicas coisas que realmente possuo; sem elas, não sou ninguém. Jamais usaria atos baixos para prejudicar qualquer pessoa. Tenho minhas preferências políticas, mas elas nunca vão sobrepor minha dignidade e profissionalismo. As fotos dos meus vereadores (como costumo chamá-los) sempre serão as melhores, sem distinção, pois sou servidora da Casa e tenho um papel a cumprir.
Normalmente não compartilho meus problemas ou sentimentos, mas diante da proporção em que isso me afetou, física e psicologicamente, a ponto de precisar ir ao pronto socorro, resolvi compartilhar com vocês minha indignação e frustração. Cheguei ao ponto de não querer mais isso, logo eu que amo meu trabalho, amo fotografia. No entanto, após muito refletir, cheguei à conclusão de que desistir de uma profissão que tanto amo, não é uma opção é nunca será.
Agradeço as inúmeras ligações e mensagens que venho recebendo de apoio, carinho e solidariedade pelo acontecido.
Texto: Simone Brandão