Entre toadas e brincadeiras, Tarde Alegre do Caprichoso celebra gerações e anuncia os 40 anos do projeto em 2026

Entre toadas e brincadeiras, Tarde Alegre do Caprichoso celebra gerações e anuncia os 40 anos do projeto em 2026 Fotos: Michel Amazonas  Notícia do dia 20/10/2025

Alegria, brincadeiras, gritos de euforia e muitas toadas marcaram a Tarde Alegre Infantil do Boi-Bumbá Caprichoso, realizada neste domingo (19), no curral Zeca Xibelão. O evento fez parte da programação que celebrou os 112 anos do bumbá azul e branco, em uma tarde voltada à infância, à família e à preservação da cultura popular.

 

Criada em 1986, a Tarde Alegre Infantil é um dos projetos mais tradicionais do Caprichoso e deu origem à Escola de Artes Irmão Miguel de Pascalle. Em 2026, a iniciativa completará 40 anos de história, reafirmando seu papel na formação artística e cultural de crianças e jovens do boi negro da Amazônia.

 

A última edição de 2025 reuniu dezenas de famílias em uma programação repleta de diversão: brincadeiras, pipoca, algodão-doce e picolé fizeram a alegria da garotada. A ação é coordenada pelo Centro de Documentação e Memória Caprichoso (CEDEM) e conta com a parceria do Prodagin, projeto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

 

Durante a festa, o Caprichoso prestou homenagem às crianças que estampam a capa do tema 2026, “Caprichoso, brinquedo que canta este chão”. No palco, o presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, apresentou os pequenos Miguel Souza, Iraê Beltrão, acompanhada da mãe, Ira Maragua, e João Mateus, representantes da nova geração do boi azul.

 

Para o coordenador da Tarde Alegre Infantil, professor Diego Omar, a celebração representa o encerramento de um ciclo. “Hoje é a última Tarde Alegre antes da próxima, que vai completar 40 anos. Segundo o Walter Lobato, a primeira foi em 1986. Então, ano que vem é pra comemorar quatro décadas dessa história. Foram seis Tardes Alegres antes do Festival e ainda tivemos essa de bônus, pra encerrar os 112 anos do Caprichoso com o público infantil. O curral estava cheio, com famílias e crianças que sabem que aqui é um espaço acolhedor. É uma alegria imensa”, afirmou.

 

 

Entre os participantes estava o pequeno Carlos Miguel, de seis anos, que gosta de ser chamado carinhosamente de Malu Dudu. Ele participou das atividades ao lado dos pais, Karolle Carvalho e Uilisses Vieira, que destacaram a importância da iniciativa.

 

“É muito importante despertar nas crianças, desde cedo, o amor e o contato com a nossa cultura. Nós, como pais, agradecemos porque o Caprichoso oferece essa base forte. É uma tradição que vem de geração em geração e mantém viva a cultura de Parintins”, disse Karolle.

 

Uilisses também destacou o papel do evento na continuidade das tradições. “É um momento muito bom para nossas crianças, que não deixa a cultura morrer. Desde os nossos pais, essa tradição vem sendo passada, e ver o Caprichoso realizando a Tarde Alegre é motivo de orgulho”, ressaltou.

 

 

Missa em ação de graças

 

O Boi Caprichoso completa 112 anos nesta segunda-feira, 20 de outubro, e a programação de aniversário será encerrada com uma missa em ação de graças, às 18h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.