Governador Wilson Lima dá início a mutirão oftalmológico com mais de 12,5 mil consultas e entrega gratuita de óculos

Ação reduz tempo de espera de pacientes na Regulação e integra maior oferta de atendimentos oftalmológicos da história do Amazonas

Governador Wilson Lima dá início a mutirão oftalmológico com mais de 12,5 mil consultas e entrega gratuita de óculos Fotos: Diego Peres, Mauro Neto e Alex Pazuello/Secom Notícia do dia 24/11/2025

O governador Wilson Lima deu início, nesta segunda-feira (24/11), no Centro de Convenções Vasco Vasques, à primeira etapa do mutirão de consultas oftalmológicas que vai realizar 12.563 atendimentos até dezembro, com exames completos e entrega gratuita de óculos. A ação, que integra o programa Opera+ Amazonas, representa a maior oferta de serviços oftalmológicos já realizada pelo Governo do Amazonas, aliada ao mutirão de cirurgias de catarata lançado em outubro.

 

“Nós começamos uma mudança no Complexo Regulador para entender quais eram as grandes demandas e as maiores dificuldades para as pessoas terem acesso aos serviços. Começamos a ir nos bairros com as carretas e identificamos algumas áreas com uma demanda muito grande como as consultas oftalmológicas. Por isso estamos ampliando essa quantidade de consultas e os óculos são totalmente grátis”, destacou o governador Wilson Lima, acompanhado da secretária de Saúde, Nayara Maksoud, e dos vereadores Diego Afonso e Allan Campelo.

 

As consultas estão sendo realizadas durante todo o dia por clínicas credenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com o Fundo de Promoção Social (FPS). A próxima ação acontece entre os dias 1° e 2 de dezembro. As pessoas que aguardam por consultas oftalmológicas no Sistema de Regulação serão informadas do local. 

 

 

Os pacientes do mutirão oftalmológico estão sendo convocados pelo Sistema de Regulação, por meio da assistente virtual do Saúde AM Digital, que informa data e horário do atendimento. O objetivo é reduzir drasticamente o tempo de espera e ampliar o acesso aos exames especializados.

 

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a meta é atender, nesta segunda-feira, no Vasco Vasques, 4 mil pessoas. No local, os pacientes passam por avaliação oftalmológica completa, incluindo medição da acuidade visual e exame de refração, etapa essencial para identificar necessidade de óculos. Quem precisar, escolhe o modelo na hora e receberá o item pronto em 15 de dezembro. Pacientes com diagnósticos como catarata já podem sair do local com o procedimento cirúrgico agendado.

 

A entrega de óculos no dia 15 de dezembro, marca uma das etapas mais importantes do mutirão, garantindo que o atendimento seja concluído com solução efetiva para a população.

 

 

Um dos beneficiados é Denilton Dias, 43 anos, encarregado de obras, que aguardava pela avaliação oftalmológica. Ele conta que já tinha indicação médica para realizar os exames, mas não conseguia avançar em razão dos custos. Agora, com o mutirão, o atendimento chega de forma gratuita e rápida.

 

“É muito bom para população que não tem condições financeiras pra pagar um exame de vista, pagar um óculos. Isso aqui é um benefício muito bom. Eu ia ter que pagar. E é caro pagar um óculos de grau, fazer um exame. Então, isso aqui é muito bom. Bom pro bolso da gente também”, afirmou.

 

Mutirão de catarata

 

Além das consultas especializadas, o Governo do Amazonas segue avançando no mutirão de cirurgias de catarata, uma das principais frentes do programa Opera+ Amazonas. Lançado em outubro, o mutirão disponibilizou 12 mil vagas, atendendo uma demanda histórica reprimida na regulação.

 

Desde o início, mais de 6 mil cirurgias já foram realizadas, garantindo mais qualidade de vida e resolutividade aos pacientes. Os atendimentos continuam ao longo das próximas semanas, fortalecendo o maior esforço de cirurgias oftalmológicas já executado pelo Estado.