
O governador Wilson Lima deu início, nesta segunda-feira (20/10), ao maior mutirão de cirurgias de catarata da história do Amazonas. A ação integra o programa Opera+ Amazonas e tem como meta realizar 12 mil procedimentos até dezembro de 2025, ampliando o acesso à saúde e devolvendo a visão a milhares de amazonenses. O mutirão é a primeira de várias entregas que serão realizadas ao longo da semana, em comemoração aos 356 anos de Manaus.
“O que nós estamos fazendo com esse mutirão de cirurgia não é apenas uma ação de governo. O que nós estamos fazendo aqui é dando dignidade para as pessoas, a oportunidade de voltar a enxergar, de ver o filho, o neto, a família e o mundo como antes viam, agora de uma forma ainda melhor”, destacou Wilson Lima durante a abertura do mutirão.
Os atendimentos começaram no Centro de Convenções Vasco Vasques, onde os pacientes passam por triagem, consulta e exame pré-operatório, antes de seguirem para as unidades em que os procedimentos serão realizados. A ação foi lançada em setembro pelo governador.
Com o mutirão, o Governo do Amazonas reforça a política de ampliação dos atendimentos especializados e a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS). A meta é alcançar 180 cirurgias de catarata por dia, de segunda a sábado, durante três meses de intensificação. Os procedimentos serão realizados no Hospital Delphina Aziz e em quatro clínicas credenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Estiveram presentes na abertura do mutirão os vereadores Diego Afonso e Allan Campelo; a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud; a secretária de Proteção Animal, Joana D’Arc, além de outras autoridades estaduais.
Encaminhamento
Os pacientes que participam do mutirão foram convocados pelo Sistema de Regulação (Sisreg), com mensagens enviadas via assistente virtual do programa Saúde AM Digital (WhatsApp 3190-1504), que informa data, local e horário da consulta pré-operatória.
Quem estiver apto para o procedimento sairá do Vasco Vasques com encaminhamento para uma das clínicas credenciadas, garantindo agilidade no processo. Outros pacientes que não estiverem com agendamento feito pelo Sisreg, mas que contarem com um encaminhamento de unidades de saúde, também poderão fazer parte do mutirão.
Um dos beneficiados foi Ivan Moura da Silva, de 42 anos, que nos próximos dias já passará pelo procedimento. “Vou melhorar a minha vista, fazer essa raspagem. Eu não enxergo mais nada. Então, hoje é um motivo de muita alegria. Primeiramente, agradeço a Deus e também ao nosso governador Wilson Lima, que tem feito muitas coisas no Amazonas e vai fazer muito mais daqui pra frente”, relatou.
Opera+ Amazonas
O mutirão oftalmológico é uma das principais frentes do Opera+ Amazonas, programa lançado em junho pelo governador Wilson Lima para ampliar a oferta de cirurgias eletivas em todo o estado. Desde o início de 2025, o programa já garantiu mais de 230 mil procedimentos realizados, 26,2 mil deles apenas nos últimos quatro meses. A meta global é atingir 40 mil cirurgias adicionais até dezembro.
Em relação às cirurgias oftalmológicas, o estado também registra avanços expressivos: 28.406 procedimentos de catarata foram feitos entre 2024 e julho de 2025, sendo 25.914 em Manaus, resultado do esforço de interiorização dos serviços e do fortalecimento da rede estadual.
356 anos de Manaus
Durante toda a semana, em comemoração aos 356 anos de Manaus, o Governo do Amazonas promove uma série de entregas nas áreas de saúde, habitação, cidadania e infraestrutura. Além do mutirão de cirurgias de catarata, a programação prevê a renovação da frota do programa Melhor em Casa, a inauguração do novo sistema de atendimento do Hospital Platão Araújo, a entrega de maus uma unidade do CAIC TEA II e a entrega do Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente.
Também serão realizadas a entrega de apartamentos do Amazonas Meu Lar, de nova rede de esgoto na zona sul da capital e do lançamento do Kart Pelci+, reforçando os avanços do governo em serviços públicos e qualidade de vida.