
O governador Wilson Lima vistoriou, nesta sexta-feira (26/09), as obras em andamento no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e no Complexo Hospitalar Sul (CHS), nas zonas leste e centro-sul de Manaus. As intervenções nas duas unidades buscam modernizar a rede hospitalar levando o Padrão Delphina, melhorando a assistência à população.
“Essas obras significam mais qualidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde. Estamos modernizando nossas unidades para que elas possam acompanhar a demanda crescente e oferecer serviços mais humanizados e resolutivos”, destacou o governador.
O governador vistoriou as unidades acompanhado do deputado estadual Dr. Gomes e da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
No HPS Platão Araújo, que completa 19 anos neste sábado (27/09), o governador acompanhou as intervenções que já alcançam 60% de execução. As obras incluem a reconstrução do pronto atendimento, que será adaptado para a implantação do sistema Fast Track, um modelo que garante fluxo mais rápido para pacientes de baixa complexidade, liberando as equipes para casos mais graves.
Além disso, a modernização contempla a reforma da recepção, ampliação de ambientes, pintura, substituição de pisos e manutenção elétrica e hidráulica. O objetivo é garantir mais conforto, organização e segurança a pacientes e profissionais de saúde. Com essas melhorias, a unidade também vai fortalecer o processo de acolhimento com classificação de risco, priorizando os atendimentos conforme a gravidade de cada caso.
Os reflexos da reorganização já começam a ser percebidos. Nos últimos 70 dias, o Platão Araújo manteve os corredores sem macas, graças à adoção de protocolos que aumentaram a rotatividade de leitos. Nesse período, o número de cirurgias cresceu 42%, com destaque para os procedimentos ortopédicos, que tiveram aumento de 60%. O tempo médio de internação caiu para cinco dias, reforçando a agilidade e a eficiência nos atendimentos.
Complexo Hospitalar Sul
No CHS, o governador vistoriou as obras da Policlínica e Hospital Dia. O novo espaço, com quase 300 metros quadrados (m²), vai receber inicialmente pacientes egressos, aqueles que já passaram por atendimento hospitalar e retornam para acompanhamento, consultas ou pequenos procedimentos.
A unidade terá capacidade para 80 atendimentos por dia e contará com consultórios multiprofissionais, sala de Raio-X, espaço para observação e plena acessibilidade. O objetivo é oferecer continuidade ao cuidado, evitando internações repetidas e reduzindo custos para o sistema de saúde.
O governador também acompanhou as obras da Unidade de Internação do 4º andar do HPS 28 de Agosto. O novo layout segue o padrão do 5º andar, já entregue, e vai disponibilizar 83 leitos distribuídos em 12 enfermarias e três salas de isolamento.
A modernização inclui substituição das redes elétrica, hidráulica e de gases medicinais, instalação de novos pisos, iluminação e revitalização de postos médicos, farmácia satélite, copa e áreas de apoio. O investimento total nesta etapa ultrapassa R$ 12 milhões.
Outros avanços no CHS
Além das obras em andamento, o Complexo Hospitalar Sul já recebeu uma série de melhorias nos últimos meses. Foram realizados serviços no 5º andar, a reativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a revitalização da fachada com nova identidade visual, paisagismo e a instalação de um posto policial em frente ao hospital.
Na área externa, já foram concluídas a contenção do aterro com rip-rap, instalação de drenagem pluvial e execução de terraplenagem. Estão em andamento a construção do muro de contenção em concreto, a ampliação do estacionamento com 44 novas vagas e a abertura de um novo acesso pela avenida Maceió. O investimento nessa parte ultrapassa R$ 13 milhões.