Alexandre da Carbrás pretende ser candidato a vereador ou prefeito em 2024

Alexandre da Carbrás foi um dos vereadores mais votados na eleição de 1996 de Parintins, obtendo naquela época quase 1.600 votos. No mesmo ano, seu pai, Carlos Alberto Barros da Silva, o Carlinhos da Carbrás, foi eleito prefeito

Alexandre da Carbrás pretende ser candidato a vereador ou prefeito em 2024 Alexandre da Carbrás Notícia do dia 05/12/2023

Da Redação - O empresário Carlos Alexandre Ferreira Silva, conhecido como Alexandre da Carbrás, afirmou, em contato com o site ParintinsAmazonas dia 1 de dezembro de 2023, a intenção de participar do processo eleitoral de 2024 na Ilha de Tupinambarana.

 

Ainda não definiu o partido no qual vai ser filiado. Diz não ter pressa, tem tempo até abril de 2024. 

 

Filho do ex-prefeito Carlos Alberto Barros da Silva, o Carlinhos da Carbrás, Alexandre declara não ter vaidade sobre qual cargo vai concorrer.

 

"Se for da vontade de Deus, estarei na disputa, seja como candidato ou apoiando algum nome. Não tenho vaidade de querer ser candidato apenas a prefeito. Posso, sim, disputar uma vaga de vereador. Já fui vereador quando jovem. Estamos vivendo um processo de transição política. Tínhamos eleitores que sempre foram Carbrás, por causa do meu pai, e teve eleitores que viveram na minha época. Temos trabalho em Parintins. A elevação da Avenida Paraíba, que resolveu a questão da alagação e trânsito de veículos e pedestres, feita na minha gestão, serve para todos os munícipes até hoje e vai continuar servindo é nosso legado," diz Alexandre.

 

Alexandre da Carbrás, quando prefeito, teve três líderes naquela época: o primeiro líder, o vereador Raimundo Teixeira Cardoso Filho, o Ray Cardoso Cabeça; depois o vereador Cabo Ernesto de Jesus, o vereador Everaldo Batista. O  vereador Carlos Augusto das Neves, quando assumia a função de vereador titular (Ele era suplente da vereadora Karine Brito), também ficava na função de líder. 

 

Indagado pela reportagem sobre condenações e processos na justiça comum, TCE-AM e Justiça  Eleitoral, que podem impedir uma eventual candidatura, Alexandre afirma que vem realizando defesa quando citado.

 

"Eu estou muito tranquilo. Todo político que passa por cargos públicos geralmente tem processo. Isso é muito natural. O presidente Lula é o maior exemplo hoje disso. Lula foi condenado, preso, conseguiu sair, conseguiu provar na justiça alguns itens, saiu candidato e é o presidente. O próprio prefeito Bi Garcia também tem vários processos. Já concorreu com liminar. Então, nesse momento, reafirmo que estarei no processo político de 2024, seja candidato ou não. Em 2018, fiz apenas cinco dias de campanha e tive em Parintins mais de 2 mil votos", afirma Alexandre.

 

 

Disputando eleições desde 1996

 

Alexandre da Carbrás foi um dos vereadores mais votados na eleição de 1996 de Parintins, obtendo naquela época quase 1.600 votos. No mesmo ano, seu pai, Carlos Alberto Barros da Silva, o Carlinhos da Carbrás, foi eleito prefeito, sendo cassado em dezembro de 1998.

 

Na eleição de 1998, Alexandre da Carbrás disputou o cargo de Deputado Federal e obteve 6.189 votos; em 2000, saiu para disputar a prefeitura pela primeira vez e, sub judice, os votos da chapa dele não foram computados.

 

Já em 2006, Alexandre da Carbrás foi candidato a deputado estadual, tendo 7.890 votos. Em 2008, tentou pela segunda vez a prefeitura de Parintins. Alexandre, que tinha como vice o empresário Nonato Caldeira, obteve 6.299 votos, ficando na terceira colocação, atrás de Enéas Gonçalves, que teve 13.386 votos, e do atual prefeito Bi Garcia, com 20.304 votos.

 

Alexandre concorreu ao cargo de Deputado Federal em 2010, conseguindo 24.860 votos. Na eleição de 2012, tentou pela terceira vez ser prefeito de Parintins. Ganhou o pleito com 21.087 votos, derrotando o então vice-prefeito Messias Cursino.

 

No ano de 2016, não concorreu à reeleição, seguindo orientação do PSD regional, pois Alexandre estava com popularidade baixa. Na eleição de 2018, foi candidato a deputado estadual. Fez somente cinco dias de campanha e teve 2.119 votos. 

 

Agora em 2024 monta nova estratégia de retornar ao cenário político da Ilha de Tupinambarana.  

 

Texto: Hudson Lima Jornalista (DTR 0001658-AM)

(92) 991542015