
DA REDAÇÃO: O Núcleo de Base Círculo de Estudo e filiados do Partido dos Trabalhadores-PT/PIN, liderados pela histórica filiada Maria da Fé Ramos Pontes, emitiram uma nota de repúdio contra a decisão do Diretório Municipal de Parintins em relação às eleições municipais, ao formar aliança com o União Brasil, comandado em Parintins pela vereadora e pré-candidata a prefeita, Brena Dianná.
Maria da Fé Pontes, fundadora do PT de Parintins, assim como os petistas raiz, lutou contra o bolsonarismo nas eleições de 2018 e 2022. Ela também é a Presidente da Associação do Movimento de Mulheres da Amazônia MANIN.
A nota acusa o presidente Erlisson Cidade e outros integrantes do Diretório de violar a Resolução dos Critérios para indicação de candidatura para a Federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Verde (PV), aprovada pela Comissão Executiva Nacional em setembro de 2023. Segundo a resolução, consultas aos filiados deveriam preceder decisões sobre apoio a candidaturas de outros partidos. No entanto, em Parintins, essa etapa foi ignorada, desrespeitando o processo democrático interno.
Esse Núcleo do PT trata como fatídica a reunião do Diretório Municipal que "resultou em apoio a acordos mercenários com o Partido União, classificado como bolsonarista raiz".
Maria da Fé Pontes ressalta a falta de preocupação com as lideranças populares militantes do PT, acusando membros do Diretório de aprovar alianças sem considerar os interesses do partido. Na mesma nota, acusa que Brena Dianná gastou dois milhões de reais para se eleger vereadora, e o Núcleo reafirma o compromisso de candidatura própria petista do professor Kleber Brito ou Joselito Araújo.
A nota também critica duramente o Partido União, associando-o às políticas do ex-presidente Jair Bolsonaro. Também menciona o governador do Amazonas, Wilson Lima.
NOTA DE REPÚDIO
O Núcleo de Base Circulo de Estudo e demais filiados e filiadas do Partido dos Trabalhadores-PT/PIN, diante da deliberação aprovada pelo Diretório Municipal de Parintins, na última segunda - feira dia cinco de março de dois mil e vinte quatro em relação às eleições municipais, vem de público manifestar seu repúdio a tal decisão pelo fato de ferir a Resolução dos Critérios para indicação de candidatura para a Federação Brasil da Esperança, aprovada pela Comissão Executiva Nacional em 28 de setembro de 2023, no seu artigo três, declara: se houver consenso sobre as candidaturas majoritárias e proporcionais, ou apoio a candidaturas de outros partidos, o Diretório Municipal deverá solicitar homologação até 30 de novembro de 2023, e nos municípios onde não houver consenso, o Diretório Municipal deliberará ate 30 de novembro de 2023 sobre as candidaturas ou proposta de coligação e quando o apoio for de 2/3 dos membros da instancia, a decisão seguira imediatamente para homologação das para candidaturas oficializadas dos instancias superiores. Houve deliberação companheiros Kleber Brito e Joselito Araújo.
as pré candidatos.
Nos casos que houver divergência sobre apoio a candidaturas de outro partido, candidaturas proporcionais ou de vice - prefeito (a) será realizado encontro Municipal. Em Parintins atualmente não houve consulta a filiados (as) neste aspecto. Devendo haver Encontro Municipal.
O sétimo artigo desta resolução recomenda que priorize o diálogo e o consenso progressivo como forma de superar as divergências internas. Pelo que ocorreu nesta reunião fatídica: Erlisson, Gustavo, Gabriel, Givanilson, Luana, Clicia e demais aprovaram acordos mercenários do Partido União com membros do Diretório sem preocupação com as lideranças populares militante do PT. Pois o Partido UNIAO além de ser bolsonarista raiz, o governador do Estado do Amazonas Wilson Lima manteve a mesma politica de Bolsonaro deixando um rastro de mortes pela covid. 19 no Estado.Se não fosse a solidariedade do Presidente de Venezuela Nicolas Maduro em doar e enviar oxigênio para o Amazonas seria um dos Estados com maior indice de mortes na Região Norte e do Brasil e até agora não retirou o bloqueio do dinheiro do SINTEAM desde a greve de ano passado; não pagou a data base dos professores (as); não fez concurso público para professores (as) e demitirá todos (as) os professores (as) e admitirá professores de sua confiança. É pior do que Netanyahu. E a Brena Diana gastou dois milhões para se eleger vereadora e o marido dela fala aos quatro cantos da cidade que gastará vinte milhões para elegê-la prefeita.
○ Partido dos Trabalhadores - PT tem como objetivo juntamente com a federação lutar por candidatura própria como se decidiu no inicio do ano por sete partidos de esquerda em Manaus. Esta decisão foi MONOCRATICA, decisão do Presidente da Executiva Estadual com ○ governador e super antidemocrática por ser acatada as pressas pela Executiva Municipal de Parintins, sem pelo menos apresentar nos whatsapp tal documento e agora cabe discussão com outros partidos da Federação Brasil da Esperança. Logo sem sentido tal aprovação divulgada pela imprensa
O PT é um partido de massa, plural e socialista, portanto é um instrumento de luta para os problemas de mulheres, negros, quilombolas e toda classe trabalhadora. E como meta em Parintins resolver problemas cruciais de Parintins como dos residuos sólidos, muro de arrimo, emprego e renda para juventude, mulheres e segurança pública e de tratamento e distribuição de água potável para controlar doenças advindas da contaminação da água do SAAE.
Parintins, 07 de março de 2024.
Maria da Fé Ramos Pontes
Coordenadora do Núcleo de Base Circulo de Estudo
A reportagem conversou com o presidente do Diretório do PT local, Erlisson Cidade; ele afirmou que todo o procedimento está legal e não vai responder à nota emitida por esse Núcleo de Base do PT.
Texto: Hudson Lima DRT 0001658-AM
(92) 991542015